18 de abr. de 2010

Tatiana Belinky é a mais nova integrante da Academia Paulista de Letras

Academia Paulista de Letras recebeu um novo membro. Para ocupar a vaga que pertencia ao médico Pedro Kassab -- pai do prefeito de São Paulo Gilberto Kassab --, assume a escritora infanto-juvenil e tradutora Tatiana Belinky. A escolha foi anunciada na última semana. Consagrada como tradutora de clássicos como "Os Meninos da Rua Paulo", Tatiana ficou conhecida por adaptar, pela primeira vez, a obra do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato, para a televisão.
A escritora também publicou os próprios livros, muitos voltados para a cultura russa -- isso porque Tatiana nasceu em São Petersburgo e veio para o Brasil aos dez anos. Uma de suas obras mais recentes é "Bisaliques Eta Bisa Boa", que enfoca limeriques, tipo de verso originário da Irlanda, para falar de uma bisavó.
Aos 91 anos, Tatiana Belinky costuma dizer que não tem uma carreira, mas “uma trajetória cheia de aventuras”. A mais recente delas começou na última quinta. “Estou pronta para trabalhar, como fiz a vida inteira”, afirma Tatiana, animada com a imortalidade, apesar da gripe fora de hora que a deixou rouca e com tosse na última semana. “Nem deu tempo de tomar a vacina.”
Dá para saber mais sobre os trabalhos da autora no site da editora Companhia das Letras. Sua obra, porém, é vasta e conta com cerca de 130 livros publicados -- alguns premiados pelo Jabuti e pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário