8 de set. de 2010

AI... A ARTE

"buscar a poesia na concepção de um quadro de maneira pré-concebida é o mais seguro erro de não a encontrar. Ela deve surgir sem que o artista perceba. É o resultado da própria pintura, pois ela repousa na alma do espectador e o gênio consiste em despertá-la. A pintura só é interessante pela cor e pela forma; sua semelhança com a poesia só se dá na medida em que esta última desperta no leitor ideias pictóricas." (BAUDELAIRE, 2005, p.106-7)
A Lua - Tarsila do Amaral.

"Ficaria mais atraente, se eu o tornasse mais atraente. Usando, por exemplo, algumas coisas que emolduram uma vida ou uma coisa ou romance ou um personagem. É perfeitamente lícito tornar atraente, só que há o perigo de um quadro se tornar quadro porque a moldura o fez quadro. Para ler, é claro, prefiro o atraente, me cansa menos, me arrasta mais, me delimita e me contorna. Para escrever, porém, tenho que prescindir. A experiência vale a pena, mesmo que seja apenas para quem escreveu."
LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964. p.136

2 comentários: