4 de ago. de 2010

O FILHO QUE EU QUERO TER

O pai é um amigo especial, diferente dos outros amigos por ter autoridade, identidade própria, credibilidade, transparência e imagem nitidamente definida, ou seja,  não é o Bicho-Papão que corrige os problemas ao chegar em casa. Estudos psicológicos dos desvios da personalidade mostraram que o pai participa de forma completa na organização ou desorganização da personalidade do filho. O pai é o primeiro "outro" percebido pela criança como personagem fora da mãe. Ser pai, portanto, é participar de forma efetiva desde a concepção, tendo como elemento fundamental o Amor.
Hoje presenciei uma das cenas mais tristes da minha vida: um colega de trabalho, no desabrochar de seus 20 anos, PAI de um lindo bebezinho de uma gestação de 4 meses, chorando desesperadamente ao receber a notícia que o coraçãozinho do seu filho não batia mais na barriga da mãe.
Foi de cortar o coração... Todo o carinho que ele tinha e depositava naquele que seria o seu sonho, o seu projeto para o futuro, o seu próprio futuro... uma vida que era sua também.
Espero que entenda que agora seu menino virou anjinho da guarda.
Vinícius de Moraes escreveu a letra abaixo para uma canção feita a Toquinho pelos idos de 1974, quando o compositor confessou o desejo de ter um filho.Vinícius disse: "Que ótimo! Vamos sonhar com esse momento."
É uma das letras mais belas sobre a relação de pai e filho que já vi... Tomo para mim as palavras de Otto Lara Resende "Eu queria ter sido Vinicius de Moraes". 
Homenageio o Damião, papai desolado, meu pai, por ter sonhado por mim desde que soube que eu existia e a todos os bons pais deste mundo. Também ao pai que escolhi para os meus filhos.

O Filho Que Eu Quero Ter
Música: Toquinho
Letra: Vinicius de Moraes

É comum a gente sonhar, eu sei,
Quando vem o entardecer;
Pois, eu também dei de sonhar
Um sonho lindo de morrer.

um berço e nele eu me debruçar
com um pranto a mim correr
e assim chorando acalentar
o filho que eu quero ter.

Dorme, meu pequenininho
Dorme, que a noite já vem
Teu pai está muito sozinho
De tanto amor que ele tem.

De repente eu o vejo se transformar
No menino igual a mim
Que vem correndo me beijar
Quando eu chegar lá de onde vim.

Um menino sempre a me perguntar
Um porquê que não tem fim
Um filho a quem só queira bem
E a quem só diga que sim.

Dorme, menino levado
Dorme, que a vida já vem
Teu pai está muito cansado
De tanta dor que ele tem.

Quando a vida enfim me quiser levar
Pelo tanto que me deu,
[Sentir-lhe] a barba me roçar
No derradeiro beijo seu.
E ao sentir também sua mão vedar

Meu olhar dos olhos seus,
[Ouvir-lhe] a voz a me embalar
Num acalanto de adeus.
Dorme, meu pai sem cuidado

Dorme, que ao entardecer
Teu filho sonha acordado
Com o filho que ele quer ter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário